INICIATIVA NEGRA: Racismo e gestão pública: custo das políticas de drogas na Cracolândia

por | seg, 11-09-23 | Notícias

O vídeo acima é um recorte da participação da Coordenadora de Advocacy da Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas, conselheira da Plataforma Brasileira de Política de Drogas e escritora Juliana Borges na Audiência Pública da Comissão de Defesa da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais no dia 22 de Junho de 2023. O encontro debateu o território conhecido como Cracolândia e cenas abertas de uso de drogas em São Paulo.

Na ocasião, Borges apresentou o relatório Racismo e a Gestão Pública das Políticas de Drogas na Cracolândia publicado pela Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas em 2021. O trabalho completo pode ser acessado clicando aqui.

A partir de análise do orçamento das áreas de garantia à cidadania, como Habitação e Assistência Social e dos programas De Braços Abertos (gestão Fernando Haddad) e Redenção (gestão Doria-Covas), a pesquisa avalia como o poder público municipal em São Paulo orientou suas políticas para gerir o território e as pessoas que habitam pela Cracolândia. Para a coleta de dados, o time de pesquisa consultou relatórios e orçamentos divulgados pelas gestões; solicitou dados orçamentários via Lei de Acesso à Informação e entrevistou pesquisadores, trabalhadores, moradores e beneficiários dos programas em questão.

O estudo afirma que a ótica repressiva/punitiva para tratar o consumo das drogas, ao invés de adotar estratégias de prevenção e cuidado, tem gerado altos custos políticos, sociais e econômicos que não podem ser ignorados. Por fim, faz algumas recomendações para a construção de políticas públicas de drogas em compasso com a garantia de direitos e diminuição de vulnerabilidades.

Leia o texto completo e baixe o estudo aqui: https://iniciativanegra.org.br/publicacao/racismo-e-a-gestao-publica-custo-das-politicas-de-drogas-na-cracolandia/

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PT_BR