A pesquisadora Victoria Lustosa Braga recomenda cinco leituras que ajudam a apresentar a relação entre participação e desigualdades e como essas dinâmicas influenciam a democracia
No plano teórico, diversos autores têm se debruçado sobre participação de indivíduos e organizações na vida política e sua relação com a desigualdade. Embora possa parecer paradoxal, a literatura evidenciou que a relação entre participação e democracia não é necessariamente verdadeira. Há um consenso de que a participação não é intrinsecamente virtuosa ou inclusiva (Zaremberg e Welp, 2019).
O texto trata de alguns dos trabalhos mais relevantes que colocam participação como causa e efeito de desigualdades.
Sidney Verba e seus coautores (1995)
colocam o problema geral da relação entre participação e desigualdade e são referências nessa discussão. Eles atuaram também como formuladores do modelo do status socioeconômico, que ressalta as implicações de fatores socioeconômicos na participação. Para ler, clique aqui.
Steven J. Rosenstone e John Mark Hansen (1993)
fizeram críticas partir de teorias da mobilização, ressaltando as limitações do modelo do status socioeconômico do ponto de vista de sua capacidade explicativa. Para ler, clique aqui.
Verba e colegas (2012) publicaram
trabalho no qual as associações foram incorporadas ao debate e passaram a enfatizar como a organização desses grupos gera desigualdades na participação. Para ler, clique aqui.
Célia Kerstenetzky (2013)
foi importante ao inverter essa equação mais usual de que associações geram desigualdades e evidenciar que as desigualdades políticas podem produzir desigualdades associativas. Para ler, clique aqui.
Adrian Gurza Lavalle (2015)
apresenta um panorama geral sobre o debate e oferece uma distinção para a organização de trabalhos do campo, situando-os como parte da teoria democrática tradicional e do participacionismo e mostrando que em ambos os casos a relação entre participação e desigualdade importa, embora de modo diferente. Para ler, clique aqui.
Os trabalhos apresentados são contribuições consagradas na discussão e a leitura aprofundada de cada um deles é importante para aqueles que almejam entender os vínculos entre participação e desigualdades e como essa relação influencia a própria democracia.
Para ler o texto de Victoria Lustosa Braga completo, clique aqui.
0 comentários