Bibliotecas Comunitárias são aquelas geridas pelas comunidades que servem, a partir de doações voluntárias e sem financiamento governamental. Além disso, seus acervos são compostos a partir de uma curadoria que tem como foco a identidade de quem frequenta.
O texto de Mariana Oliveira lista cinco iniciativas como essa para conhecer e apoiar em São Paulo:
BIBLIOTECA COMUNITÁRIA ASSATA SHAKUR
Criada pela Org Ujima Povo Preto (organização PanAfricana autônoma), o acervo tem livros escritos por autores pretos que discutem a cultura e história do povo negro. Além do acervo, o espaço conta com uma programação de atividades com oficinas infantis, clubes de leitura e exibição de filmes.
Local: Rua Chaberá, 190 – Vila Formosa, Zona Leste.
BIBLIOTECA COMUNITÁRIA DJEANNE FIRMINO
Gerida pela Coletiva Achadouros de Histórias, a biblioteca traz livros infantis, de poesia, literatura nacional e internacional e até livros técnicos e didáticos. O espaço também oferece rodas de leitura, saraus, sessões de cinema e oficinas artísticas.
Local: Rua Carandazinho, 50 – Jd. Olinda, Zona Sul.
BIBLIOTECA COMUNITÁRIA ESPAÇO JOVEM ALEXANDRE ARAUJO CHAVES – EJAAC
Foi construída em 1996, nos fundos da Paróquia São Francisco de Assis. Desde 2017, mantém sua sede na associação do bairro, na Chácara Santa Maria, zona sul de São Paulo. No espaço há empréstimo de livros, CDs, DVDs e oferta de cursos de escrita e música.
Local: Rua Achaira, 12 B – Chácara Santa Maria, Zona Sul.
BIBLIOTECA COMUNITÁRIA SOLANO TRINDADE
Criada nos anos 90 pelo rapper Betinho, à época membro do grupo Juventude Armada. A biblioteca está localizada no bairro Cidade Tiradentes, zona leste de São Paulo, e facilita o acesso gratuito aos livros. O nome é uma homenagem ao escritor Solano Trindade e o espaço busca fortalecer nomes de escritores pretos e periféricos.
Local: Rua dos Têxteis, 1050 – Cidade Tiradentes, Zona Leste.
BIBLIOTECA PICADEIRO DA LEITURA
Criada em 2007, o projeto pertence ao Circo Escola Cidade Seródio. A proposta do local é manter uma diversidade de gêneros, títulos e atividades, assim como é no circo, “misturados no malabarismo dos mediadores de leitura”.
Local: Avenida Guapé s/nº (esquina rua Santana da Vargem), Cidade Seródio, Guarulhos.
Leia o artigo completo clicando aqui: https://nosmulheresdaperiferia.com.br/cinco-bibliotecas-comunitarias-nas-periferias-de-sp-para-visitar/
0 comentários